Clique no Play para ouvir o hino de nossa Barra Mansa

terça-feira, 21 de junho de 2011

Barramanseando em trinta e seis linhas

 Amigos Leitores,
 
Segue abaixo uma preciosa colaboração de nossa leitora Ariane Faria Porter.

 
 por Ariane Faria Porter

 
Oi para voces!!! Eu apesar de nao mais morar ai desde 86, sempre dou uma
passada 1 vez por ano para saber como vao as coisas com minha cidade
natal, familia e amigos queridos. Achei genial a ideia desse blog. Bom,
aqui vai um texto que meu pai escreveu, ele adora BM e mora ai ha anos e
anos, pena que ele nao use o computador, do contrario, tenho certeza de
que ele poderia contribuir muito com materiais rarissimos que ele
possui. Fotos, documentos etc. Eu moro em Sydney e infelizmente nao
tenho muitas coisas aqui que possa mandar por email, mas quem sabe a
proxima vez que eu estiver visitando a cidade, posso conversar com ele e
mandar textos e fotos muito, muito mais legais? Esse eh o unico que
tenho a mao... desculpe me a falta dos acentos da lingua portuguesa...
nao tem no meu computador.

Ariane Faria Porter

Esse texto eh do livro "Nasce uma cidade & versos e cronicas para Barra
Mansa", uma homenagem do Gremio Barramansense de Letras- GREBAL-

Barramanseando em trinta e seis linhas

Uma historia vou contar:
antigamente tropeiros
subindo e descendo serras
por trilhas a caminhar
lutando como guerreiros
em busca de novas terras
acharam graca e bonanca
foram eles os pioneiros 
da futura Barra Mansa

Plantaram muitos amores
fizeram das maos o arado
e a custa de seus suores
alegres e sem temores
iniciaram vida de novo
juntaram racas distintas
mesclaram todas as tintas
fizeram nossa cidade
formaram assim nosso povo

Rosa mais lindas dos vergeis do Paraiba
que encantou a poetisa
com seu nome de mulher
viajante de outras plagas
que perdeu o seu roteiro
passando por Barra Mansa
eh certo que vais ficar

Misteriosos efluvios 
vao logo te enfeitar
Nao fique desconfiado
nem seras nunca o primeiro
vem gente do mundo inteiro
buscando seu Eldorado
sem preconceito ou barreira
vao todos lhe dar a mao
eh uma terra brasileira
de gente hospitaleira
verdadeiro ceu no chao.

Jose Carlos Franco Faria

Um comentário:

  1. Caros administradores,
    sou amante deste cidade, pois tenho familiares que moram aí. Todavia, sinto que já morei em outra vida aí.

    Fiz uma prosa para a "minha" Barra Mansa.

    Beijos e parabéns pelo blog:

    Isabela Guedes.
    *Jornalista do Blog do Rádio Carioca
    http://blogdoradiocarioca.blogspot.com

    "Daqui a alguns dias, vou viajar. Não, não irei de avião ou de trem(como fiz em remotos tempos), mas sim de ônibus.
    Não, não e não... Não será desta vez que pararei na distância de 127 Khm que separa a capital do Estado do RJ da minha "terra", que tenho a certeza de que um dia já pertenci à ela. Desde setembro não viajo para a minha "terra".

    Irei para uma capital maior, uma megalópole, com a certeza de um dia voltar pro "meu interior".

    Sinto que, ao viajar para o interior do Estado do RJ, remonto a uma época em que não sei explicar nesta vida,pois "estou"(sou) na/da capital, mas sempre quando volto para lá, é como já vivenciasse experiências atávicas e que não se desfazem JAMAIS.

    Barra Mansa. Ah, Mansa Barra, cujas belezas nascem e falecem às margens do Rio Paraíba. As "fugitivas" preguiças, saem das grades do Parque Centenário, para vivenciarem a cidade como um todo(carro, buzina e SER HUMANO).

    Do passado, a lembrança das casas dos operários da Indústria Barbará, que a minha Tia, ao vê-las começava a reclamar. Do antigo mercado Carumbé. Do nascer do sol e o frio da "pérola do Paraíba".
    De suas margens, pontes e pessoas simples e acolhedoras. Em um dos momentos mais difíceis que passei, esta cidade me acolheu novamente. Oh, terra abençoada, que acolhem os seus "filhos pródigos". O "meu" centro espírita: Filhos da Luz. De tudo e de todos..."

    ResponderExcluir