Neste domingo de sol em Brasília, sol típico dessa época, fui questionado por um amigo no clube sobre o porquê de ler O Globo, disse que era para me sentir mais perto da minha terra, nem cheguei a mencionar a leitura pela internet dos jornais da região, como o Diário do Vale e o Folha do Interior de um grande amigo.
Veio à pergunta, como é Barra Mansa? Quantos habitantes, como são as opções de lazer? Tive que dizer que Barra Mansa hoje está espremida entre Volta Redonda e Resende, que as opções de lazer estão fora, mais que temos uma grande vantagem....
Estamos a 130 km do Rio, 200 e poucos de SP, 90 km de Angra e suas belas praias e perto de Penedo, Itatiaia, Mauá, etc. Seria isso uma vantagem, um diferencial ou apenas um argumento Barramansense para não ficar para trás?
E clubes com essa estrutura? Em Brasília a maioria dos clubes fica em um setor na beira do lago Paranoá, cada órgão tem o seu e a maioria com uma bela estrutura.
Aí a saudade bateu forte e o lamento foi inevitável, fui me lembrar do Clube Municipal, clube que freqüentei criança, adolescente e adulto, clube que fui atleta... Lembrei-me da antiga quadra atrás da piscina, onde hoje é o ginásio, da própria piscina, da quadra descoberta, sauna, das pessoas que ali trabalhavam. Durante alguns anos era comum estar os 7 dias da semana no Municipal, inclusive as segundas onde era o dia da manutenção mais tinha natação.
Ainda mencionei os outros clubes para mostrar que em Barra Mansa não é só o Municipal, lembrei do Cana da juventude dos nossos pais, Ilha, Azteca, Sesc, Santa Helena e Recanto, ainda bem que não me perguntaram sobre time de futebol... teria que falar que o nosso Barra Mansa, o bravo Leão do Sul, hoje disputa a segundona, mais foi o primeiro time a ser profissional, não iria falar que Volta Redonda e Resende disputam a Série A do estadual e que onde era o campo do Leão hoje passa uma rua... Mais disse que fui assistir a final do NBB entre Brasília e Franca com a camisa do BMFC.
Terminei a conversa com um convite para conhecer nossa Barra Mansa e a missão de continuar vendendo a imagem da cidade que queremos!!!
Fabrício Santos Barbosa, 34 anos, empresário, atualmente morando em Brasília e morrendo de saudades de Barra Mansa.